Imagem Lateral
GIF 1
GIF 2
GIF 3
GIF 4
GIF 1
By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
ccnnews.com.brccnnews.com.br
Aa
  • Início
  • Bahia
  • Lauro de Freitas
  • Camaçari
  • Salvador
  • Brasil
  • Política
  • Internacional
  • Diversos
  • Famosos
  • Imóveis à venda
Lendo: Procon Municipal realiza ‘Operação Happy Hour’ e vistoria estabelecimentos no Parque Shopping
Compartilhar
Aa
ccnnews.com.brccnnews.com.br
pesquisar
  • Início
  • Bahia
  • Lauro de Freitas
  • Camaçari
  • Salvador
  • Brasil
  • Política
  • Internacional
  • Diversos
  • Famosos
  • Imóveis à venda
Lauro de Freitas

Procon Municipal realiza ‘Operação Happy Hour’ e vistoria estabelecimentos no Parque Shopping

CCN News
Última atualização: 2023/11/21 at 11:30 AM
CCN News Publicado 21/11/2023
Compartilhar
Compartilhar

A equipe de fiscalização do Procon Lauro de Freitas realizou na manhã desta segunda-feira (20) uma vistoria nos estabelecimentos do Parque Shopping Bahia, dando sequência na ‘Operação Happy Hour’. O objetivo é verificar se há o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor, além de avaliar a situação atual do local fiscalizado e se esses locais estão de acordo com a legislação consumerista. Na visita, dois estabelecimentos foram autuados. A operação teve início dia 16 de novembro e seguirá até quinta-feira (23).

Durante as inspeções foram verificadas toda a parte de preparo ou manipulação e armazenamento dos alimentos que são servidos ao consumidor. Também são observados os prazos de validade dos alimentos, bem como se a forma de conservação está adequada, entre outros aspectos do funcionamento destes estabelecimentos está a comunicação. Os fiscais avaliaram se os consumidores são informados de forma antecipada sobre a cobrança de couvert artístico e o valor, que só pode ser cobrado se houver apresentação de atração artística ao vivo, além da cobrança dos 10%, que é preciso estar visível no cardápio ou ser informado ao cliente.

A diretora de fiscalização do Procon, Natali Santos, falou sobre a operação. “O principal objetivo desta operação é averiguar se os estabelecimentos comerciais que funcionam no período noturno e que são voltadas para o chamado ‘happy hour’, estão de acordo com a legislação consumerista. Durante as inspeções são verificadas toda a parte de preparo/manipulação e armazenamento dos alimentos que serão servidos ao público (consumidor). São observados os prazos de validade dos alimentos, bem como se a forma de conservação está adequada”, explicou. 

Segundo Natali, os estabelecimentos onde foram encontrados produtos vencidos, sem informações quanto a validade ou armazenados de forma incorreta, com o risco de contaminação cruzada, foram devidamente autuados e responderão administrativamente e com aplicação de multa. “Outra situação bastante comum em locais que são voltados para happy hour é referente a consumação mínima. Essa prática é considerada abusiva, como dispõe o artigo 39 do CDC. A cobrança de multa por perda da comanda é também considerada prática abusiva (art.39, V CDC). A responsabilidade pelo controle do consumo é do estabelecimento e não deve ser transferida ao cliente”, alertou. 

O Procon Lauro de Freitas tem canal de comunicação. Em casos de denúncias de infrações que estejam sendo cometidas por estabelecimentos comerciais, o consumidor pode acionar o órgão por meio do e-mail denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br. Feito a denúncia e encontrada alguma irregularidade, os estabelecimentos autuados com infração respondem a processo administrativo, estando assegurados os direitos ao contraditório e à ampla defesa.

 

 

Secom/LF

CCN News 21/11/2023 21/11/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter E-mail Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também!

Lauro de Freitas

Achadinhos do Dia das Crianças no Parque Shopping Bahia: opções a partir de R$ 34,95 em Lauro de Freitas

08/10/2026
Lauro de Freitas

Prefeitura de Lauro de Freitas promove programação especial de cuidado e prevenção à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa

07/10/2026
Lauro de Freitas

Defesa Civil de Lauro de Freitas amplia preparo para ocorrências com animais peçonhentos

06/10/2026
Lauro de Freitas

Lauro Fila Zero realiza mais de 5 mil procedimentos de saúde durante mutirão de 6 dias no Capelão

06/10/2026
© CCNNews. All Rights Reserved.
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?