A tarde desta segunda-feira (25), começou diferente para Cristiane Oliveira, ela é uma das 40 mulheres que iniciaram a qualificação para Bombeiro Civil. O curso é ofertado gratuitamente e é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) e o SENAI de Lauro de Freitas. O curso tem a carga horária de 240 horas e logo depois elas serão certificadas.
Animada com a possibilidade de agregar mais uma profissão ao currículo, Cristiane conta que pediu ajuda das colegas do trabalho para assistir as aulas. “Todos ficaram felizes por eu ter conseguido esse curso e me deram muito apoio para que eu pudesse vir. Era algo que eu queria fazer há muito tempo e não encontrava oportunidade”, disse.
As aulas acontecem no período vespertino, sempre de segunda à sexta-feira no Pólo SENAI de Lauro de Freitas. Para outra aluna, Andreia Santos, oportunidade também era o que faltava. “Meu sonho era fazer esse curso, mas estou desempregada e não poderia pagar. A prefeitura está de parabéns por cumprir seu papel e possibilitar qualificação a todas essas mulheres”, declarou.
De acordo o instrutor do curso, Paulo Matires, durante as aulas as meninas aprenderão a desenvolver atividades operacionais de bombeiro, atuando em situações emergenciais em que se necessite de primeiros socorros. “O mercado de trabalho é muito amplo para essa área, elas poderão atuar em empresas, escolas, eventos ou seja em uma infinidade de locais”, completou.
Entre os requisitos para participar do curso bastou apenas ter ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e ser mulher. Todas receberam material didático e fardamento. “O conhecimento dá o poder de preparar o seu próprio destino, sabendo disto a SPM tem buscado oportunidades de qualificação para as mulheres, a fim de aumentar possibilidade delas ingressarem no mercado de trabalho”, destaca a secretária da SPM, Juçara Neves.
Essa é a segunda turma do curso de bombeiro civil, e as matrículas para outros cursos como o de Web Designer e Assistente de Operações Logísticas ainda estão abertas e podem ser feitas até essa terça-feira (26). Para se inscrever é necessário preencher os campos com RG, CPF (ambos originais), comprovante de residência (atual, máximo de 03 meses), comprovante de escolaridade (atestado escolar, histórico escolar ou certificado de conclusão) e a declaração de baixa renda deve ser redigida de próprio punho e entregue no ato da matrícula.
Secom/LF