Na busca por tornar o processo de ensino-aprendizagem mais cativante e dinâmico, o Departamento de Projetos Especiais e Ações para Cidade Educadora, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) iniciou, nesta sexta-feira (06) a edição 2023 do projeto “Cidade Brincante”. A iniciativa, que começou na Escola Municipal Catarina de Sena, no bairro do Caji, tem como objetivo inspirar a educação e transformar a maneira como as crianças encaram o processo de aprendizagem.
“O ‘Cidade Brincante’ reconhece a importância do brincar no desenvolvimento das crianças e sua influência positiva no ambiente escolar. Ao contemplar 10 escolas da rede municipal neste mês de outubro, o projeto se destaca como uma importante ferramenta para tornar o espaço educacional mais alegre, ativo e envolvente”, disse Erenilton Falcão, professor do Departamento de Arte e Educação da Cidade Educadora.
Segundo Falcão o projeto é uma estratégia que consegue contemplar as várias demandas das unidades de ensino e um suporte a mais no âmbito pedagógico para professores e alunos da rede pública. “Brincando se aprende e o processo de aprendizagem é também um grande brincar. Com iniciativas como essa, nossa cidade investe no futuro, garantindo que as crianças cresçam em um ambiente escolar mais estimulante e propício para o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. A educação se torna uma jornada enriquecedora, onde o brincar se une ao aprender, fazendo da escola um lugar de descobertas e sorrisos”, pontuou.
A vice-diretora da Escola Municipal Catarina de Sena, Prof.ª. Maria Célia Pinho, destacou a relevância desse projeto ao afirmar: “Para as crianças, é extremamente importante saber que a escola também é diversão e que o aprender é muito gratificante.” Ela ressalta que o projeto não apenas traz alegria aos alunos, mas também contribui para o lazer no ambiente educacional, incluindo um momento de descontração com os profissionais de educação.
Confira as próximas escolas que serão contempladas:
09/10/23 – Creche Marisa Letícia (65 Alunos)
10/10/23 – Escola Vereador José Ramos (162 Alunos)
11/10/23 – Creche Nossa Senhora das Graças (100 Alunos)
11/10/23 – Escola Municipal de Quingoma (130 Alunos)
19/10/23 – Escola Municipal Santa Rita (360 Alunos)
20/10/23 – Escola Municipal Euzébia (141 Alunos)
26/10/23 – Engenho Caji (161 Alunos)
27/10/23 – Creche Maria Ferreira (121 Alunos)
Secom/LF