
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta sexta-feira (31/10), no Centro Educacional Olavina Calazans (CEOC), no bairro da Itinga, um encontro do Programa Escola e Comunidade. A iniciativa reuniu pais, alunos e professores para uma roda de conversa sobre violência no ambiente intra e extraescolar e suas principais implicações, abordando temas como bullying, violência e convivência escolar.
Durante a palestra, foram debatidos diferentes formas de violência e seus reflexos no ambiente escolar. O público presente refletiu sobre a importância da empatia, do diálogo e da mediação de conflitos no dia a dia, reconhecendo que tanto fatores familiares quanto sociais influenciam o comportamento e a convivência escolar.
O momento marcado pela escuta ativa e troca de experiências, contou com a presença do representante do Conselho Tutelar, Jocimar Dalton, que trouxe em sua apresentação reflexões sobre o papel das famílias e da escola na formação cidadã dos estudantes, bem como direitos de deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Trouxemos para os alunos a importância do Estatuto e mostramos que o direito à educação é garantido, mas também reforçamos os deveres. Falamos sobre a prevenção do bullying e da violência dentro da escola, reforçando que o Conselho Tutelar é parceiro da escola e das famílias, trabalhando juntos pelo desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Também esteve presente na ação o pedagogo Felipe de Souza, que trouxe em sua apresentação bullying e violência digital as causas e fatores de risco. “Essas situações não nascem na escola, mas chegam até ela e afetam diretamente o aprendizado. Quando um estudante é exposto, humilhado ou excluído, ele carrega essa dor para dentro da sala de aula. Nosso papel, enquanto educadores, é criar espaços de escuta e empatia, onde o diálogo substitua o conflito e a mediação seja a principal ferramenta de convivência. A prevenção começa quando toda a comunidade escolar compreende que respeito e acolhimento também fazem parte do currículo”, afirmou Souza.
Entre os presentes, estava a mãe de cinco filhos em idade escolar, Manuela Dionísia, de 39 anos, moradora do bairro da Itinga que avaliou a iniciativa como positiva. “Momentos como esse deveriam acontecer mais vezes. Muitos jovens acabam se perdendo por falta de oportunidades e de diálogo. O encontro ajuda a criar uma interação maior entre pais, alunos e órgãos de proteção, permitindo que a gente entenda melhor o papel de cada um e como podemos contribuir para o crescimento dos nossos filhos”, afirmou Manuela.
O coordenador de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos, Thiago Brandão, ressaltou o propósito pedagógico e social da ação. “Essa iniciativa busca aproximar a escola da comunidade e envolver todos os atores no processo educacional. Essa escuta coletiva contribui significativamente para reduzir a distância entre a sala de aula e a realidade das famílias, promovendo pertencimento e fortalecendo laços que favorecem o desenvolvimento dos nossos estudantes”, explicou Thiago.
O Programa Escola e Comunidade é uma iniciativa do Governo Federal, executada por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e financiada pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A proposta visa fortalecer a relação entre escola e comunidade, estimulando a corresponsabilidade de estudantes, pais, professores, funcionários e moradores locais na construção de um ambiente educativo mais saudável e participativo.








