A Prefeitura de Lauro de Freitas retomou, na manhã desta segunda-feira (05), o Cadastro Habitacional de Interesse Social. O objetivo é formar uma base de dados, identificando munícipes em situação de vulnerabilidade que não possuem moradia. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), através do Departamento de Habitação e Regularização Fundiária (DEHAB).
Os atendimentos irão continuar de segunda a sexta-feira em três locais: AR de Portão (Centro Social Urbano), das 8h às 11h; Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão (Jambeiro), das 8h às 13h; e na própria secretaria, localizada no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), das 8h às 14h. Para realizar o cadastro, os interessados devem portar um documento oficial com foto, a CTPS e o cartão do Bolsa Família, caso possua.
Rivana Helen, de 27 anos, foi uma das muitas pessoas que se dirigiram aos postos neste primeiro dia. A moradora de Vida Nova, aproveitou a oportunidade para realizar seu cadastro. “Eu soube através da rede social da Prefeitura, e como não tenho moradia própria, trouxe meus documentos e vim realizar meu cadastro”, contou.
A técnica do DEHAB, Eveli Brito, ressalta que os munícipes podem se dirigir aos postos com tranquilidade, pois o cadastro é permanente. “Nós compreendemos a ansiedade, nesse início. Mas ressaltamos que a ação será contínua dentro do Departamento de Habitação e não possui janela de tempo com começo, meio e fim”, frisou.
A SEDUR destaca ainda que o cadastro não garante a concessão de unidades habitacionais, mas os dados serão utilizados como base de cálculo para futuros programas.
Secom/LF