“Eu tomei conhecimento sobre a sífilis através de uma situação drástica comigo, que foi quando eu tive que fazer o teste. Hoje eu estou muito bem e mais segura”. A declaração é da aluna do 7ºM2, Luara Isabela. Aos 14 anos, ela revelou ter sido diagnosticada com a doença e precisou tomar os medicamentos para tratar da sífilis.
Nesta segunda-feira (09), a campanha de conscientização sobre a sífilis, o ‘Outubro Verde’, foi direcionada a alunos do Instituto de Educação Profissionalizante Eurides Sant’Anna, em Itinga. A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio do Centro de Testagem e Aprendizagem (CTA), levou conhecimento para os estudantes sobre a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) silenciosa, que pode ser grave e acometer parcela importante da população, principalmente os jovens. A ação contou também com palestra de conscientização e testagens.
Por serem menores de idade, a diretoria da escola emitiu uma autorização para que os alunos fossem testados. Com a assinatura dos responsáveis, Sophia Macedo (13 anos), participou da atividade, elogiou o tema da palestra e realizou o teste rápido. “Eu já sabia sobre a doença, mas é sempre bom obter mais conhecimento. Assisti à palestra e gostei muito. Tenho a autorização dos meus pais e agora vou ser testada para ver se está tudo bem comigo”, disse a aluna do 8ºM3.
Para Bárbara Rabello, enfermeira do CTA, o assunto precisa ser levado para os jovens adolescentes que estão com fase sexual ativa ou não. A instrução é o melhor caminho. “É necessário vir às escolas para alertar sobre a sífilis. É uma doença que precisa ser evitada. Eles precisam fazer uso do preservativo e essa palestra é importante, pois podemos acioná-los para que entendam de onde surge a doença e como ela é transmitida. E seguiremos com nosso calendário até o final do mês com a campanha Outubro Verde”, declarou a profissional de saúde.
A ação continua nesta terça-feira (10), na Escola Municipal Pedro Paranhos, no bairro de Portão. De 16 a 20 de outubro será realizada a ‘Semana de Mobilização e Conscientização’ em todas as unidades de Saúde. No dia 21, a campanha seguirá na Associação De Moradores de Portão Renascer, dia 25 no SENAI e finaliza o mês na Clínica Realizar Estética Avançada e Saúde, no bairro Pitangueiras.
Secom/LF