As novas plataformas de serviços públicos digitais – SEI Bahia Municípios e ba.gov.br – foram apresentadas na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), no Centro. O evento foi promovido para gestores e servidores dos diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, que participaram do ‘Workshop de Transformação Digital’. Na oportunidade, foi apresentado como funcionará o SEI ( Sistemas Eletrônico de Informações)
A parceria do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB-BA), é com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Lauro de Freitas é o município pioneiro na implantação. Para isso, foi assinado um termo de cooperação com a SAEB-BA, em fevereiro deste ano. Agora, os servidores municipais passarão por um treinamento para utilização das plataformas. São duas soluções inovadoras na área de transformação digital que estão sendo disseminadas às prefeituras do Estado.
O evento contou com a presença do secretário da SAEB-BA, Edelvino Góes; do coordenador geral de Soluções Negociais em Processos Eletrônicos do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Pedro Moreira; da Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; do secretário Municipal da Fazenda (SEFAZ), Luiz Cláudio Guimarães, além de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário do município.
O coordenador do MGI, Pedro Moreira, elogiou a iniciativa da gestão em aceitar a implementação das plataformas no município. “Obrigado por apostar em um projeto de um Brasil melhor. O país precisa funcionar melhor. E vocês, servidores públicos, têm esse papel. Vocês têm mais condições de trabalhar com o que realmente importa. A tecnologia precisa nos ajudar, é o que chamamos de curva evolutiva. Perceberão que haverá melhorias quantitativa e qualitativa na execução do trabalho”, explicou.
Para o secretário estadual da SAEB, Edelvino Góes, servidores e gestão ganham com a implantação dos serviços. “Lauro de Freitas está fazendo história! Esse processo de transformação digital é fundamental para um governo que quer focar no cidadão. Eles poderão ter acesso de forma integral ao IPTU, também melhora as condições de trabalho dos servidores. Esse ganho é enorme”, avaliou o chefe de estado.
A Prefeita Moema Gramacho, afirmou que Lauro de Freitas deu um passo gigantesco para a evolução processual e analisou a questão do meio ambiente no município. “É mais uma entrega, uma oportunidade, uma melhoria da qualidade dos serviços em nosso município. É honroso fazer de Lauro de Freitas a primeira cidade do estado a fazer parte desse processo. Antes, preciso agradecer aos servidores pela melhoria do atendimento aos cidadãos. É início de um processo muito rentável e ao mesmo tempo que tem a ver com a garantia do meio ambiente mais sadio. Vamos deixar de usar, ou usar o mínimo possível, de papel. Lauro ter iniciado esse processo e entrar nessa era é gratificante”, avaliou a Prefeita.
O secretário da SEFAZ, Luiz Cláudio, aposta nas plataformas para o município continuar evoluindo no sentido de otimizar o tempo de tramitação de processos. “É de muita relevância o sistema, o programa e o projeto. A atuação da SAEB com competência em propiciar para Lauro de Freitas a importância que é o sistema, que é ativo de comunicação, a grandeza de segurança, a estrutura do TI, dará muito mais possibilidades para os munícipes. É importante e vamos avançar. Começamos com o IPTU, onde atualmente o contribuinte tem acesso à plataforma do estado. Vamos avançar ainda mais”, enalteceu o titular da SEFAZ.
Texto – Neison Cerqueira
Foto – Andressa Oliveira
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas