As ruas do Centro de Lauro de Freitas foram tomadas por um espetáculo cívico e cultural na manhã deste sábado (27). Os cortejos com alunos e diversos grupos culturais deram início às comemorações do aniversário de 62 anos de Emancipação Política do município. Os grupos tradicionais iniciaram o desfile no final de linha do Centro, que foi finalizado na Praça da Matriz.
A prefeita Moema Gramacho prestigiou todos os grupos que se apresentaram, se emocionou com as homenagens que recebeu e declarou todo seu amor por Lauro de Freitas. “Escolhi essa cidade para morar, para criar minha filha, meu neto, e ajudar a criar os filhos e netos das famílias de Lauro de Freitas. São 62 anos de emancipação e temos que comemorar! Claro, temos muito ainda a fazer, mas já fizemos bastante. Quero sair com a sensação de dever cumprido. Parabéns ao povo de Lauro de Freitas!”, declarou a gestora.
Pela segunda vez se apresentando no cortejo, Caio Gabriel, de 13 anos, integrante da Fanfarra Musical Olavina Calazans (FAMOC), falou sobre a sensação de poder fazer parte do momento especial para a cidade. “Resumindo, é um sentimento de muita felicidade. É onde eu moro. Então, é muito bom entender a história e saber que estou aqui representando a minha cidade. É um sentimento muito bom!”, disse o aluno da rede municipal.
A secretária municipal de Educação (Semed), Vânia Galvão, reforça o que foi dito por Caio. Segundo ela, a educação é fundamental para que os jovens entendam a história de Lauro de Freitas. “Foi uma demonstração cívica das nossas escolas, que reconhece esse valor e a necessidade de estarmos sempre comemorando a emancipação política e que representa muito para os munícipes. Os alunos e as escolas buscaram trazer diversos temas importantes, que precisam ter uma certa visibilidade. A história conta tudo o que aconteceu na libertação da Bahia, do Brasil e de uma certa forma a luta na emancipação de Lauro de Freitas. É uma confirmação da riqueza que temos na cidade e de toda cultura que aqui existe”, pontuou Galvão.
Vestidas de baiana, Cleidemara de Brito, de 46 anos, e sua filha, Samile Bárbara, de 27, contaram que são felizes em poder representar a cidade numa data comemorativa de suma importância. “É um prazer representar e participar desse evento cultural, que festeja o aniversário da cidade”, disse Cleidemara. “Para mim significa muito. Estou representando a cultura da minha cidade. É mais um ano de vivência, que vem desde a minha avó. E participar desse festejo é muito importante”, completou Samile.
Nascida e criada em Lauro de Freitas, Edileusa Moreira não escondeu a satisfação e felicidade de poder comemorar mais um ano de emancipação do município. “Estou e sou muito feliz e contente. Agradeço por ser nascida e criada aqui em Lauro de Freitas. Só tenho a agradecer pelos meus filhos, netos, bisnetos, e que eles venham a ter tudo o que tenho tido. Que eles possam ver essa cidade evoluir ainda mais”, disse a moradora de 47 anos.