A 9ª edição do Varal Solidário Itinerante foi realizada na manhã deste domingo (12), na Escola Municipal Enock Amaral, situada na Rua dos Vereadores, no Jockey Club. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Lauro de Freitas e faz parte do Programa “Bahia. Estado Voluntário”. A ação consiste em doação de roupas, calçados e acessórios para adultos e crianças, onde cada participante pode adquirir até cinco peças.
Nesta edição, o Varal também atendeu aos moradores das localidades adjacentes, como Chafariz, Vila Praiana, Vila Mar, Lagoa da Base e Lagoa dos Patos. Quem aproveitou foi Gilvanice Sales, de 57 anos, moradora do Chafariz. “Soube da ação através da minha vizinha. É um projeto muito bom, pois ajuda as pessoas, já que tem muita gente que precisa. Vim aqui ver se conseguia umas peças para meu neto. Deu tudo certo”, contou.
Residente de Vila Praiana, Emanuele dos Santos, 28 anos, também não perdeu a oportunidade e adquiriu peças para ela e para os filhos. “Fiquei sabendo do Varal no grupo da escola. Consegui para mim e para meus filhos. E já temos roupas novas para usar. É uma ação que ajuda bastante”, garantiu.
A nova coordenadora do projeto, Lorena Ferreira, destacou que a ação é motivo de satisfação. “A escolha do local é mapeada levando em consideração a necessidade daquela comunidade. Então, levamos essa ação para as pessoas que mais precisam. A gente faz um trabalho bonito, que ajuda a todos e queremos que todos saiam satisfeitos. É o meu primeiro Varal e estou amando. Estou verde ainda, mas a gente vai amadurecendo”, disse entusiasmada.
Segundo Lorena, a 10ª edição deve ser realizada em dezembro para contemplar as festas de fim de ano e com uma novidade: a pretensão é que passe de cinco para oito a quantidade de peças distribuídas. “A próxima edição será em dezembro, com foco no Natal. É possível que aumente a quantidade de peças por causa do final de ano. A pretensão é entregar até oito peças. Tudo vai depender das doações que vamos receber, mas é uma ideia que está pronta, só precisa ser colocada em prática”, afirmou.
E para doar é muito fácil, já que o projeto é aberto ao público. Para ser voluntário e contribuir com doações, o interessado pode entrar em contato nos telefones: 71 991967342 ou 71 993717233.
Secom/LF