Com o objetivo de orientar o público idoso sobre as diferenças entre o Passe Livre Municipal e a Carteira do Idoso, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), promoveu nesta quinta-feira (9/10), uma roda de conversa na Associação Cuidar de Gente, localizada na Rua Jaime Trindade, nº 37, em Itinga.
A ação buscou esclarecer dúvidas comuns sobre os dois benefícios. A Carteira do Idoso, voltada a pessoas com 60 anos ou mais, é emitida pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). Já o Passe Livre Municipal é direcionado exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD) e é concedido pela SEMOB, após análise documental e laudos médicos que comprovem a necessidade do benefício.
Durante o encontro, técnicos da SEMOB explicaram as etapas de solicitação e os documentos necessários, como cópias do RG e CPF, comprovante de residência, laudo médico com CID, comprovante de renda e duas fotos 3×4. Para a Credencial de Estacionamento, também é solicitado relatório ou documento que comprove a necessidade.
Os atendimentos para emissão do Passe Livre Municipal podem ser realizados nas seguintes unidades: SAC Municipal, localizado no Shopping Passeio Norte, na Avenida Santos Dumont, conhecida como Estrada do Coco, Prefeitura Bairro de Areia Branca, localizada na Avenida Progresso, ao lado da padaria da região, Prefeitura Bairro de Itinga, localizada na Rua Cristóvão, na Praça da Mulher e Unidade de Saúde da Familia (USF), Caji / Vida Nova.
A iniciativa reforça o compromisso da SEMOB em aproximar seus serviços da comunidade e garantir que cada benefício seja acessado de forma correta e transparente. O encontro contou com a participação do Departamento de Assistência Social da SEMOB, responsável pela condução das orientações e atendimento ao público presente.