Neste sábado (31/5), marcado por aprendizados, a Prefeitura de Lauro de Freitas celebrou a capacitação e certificação de 230 cuidadores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino após mais uma etapa do curso de formação em primeiros socorros. A capacitação é fruto de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Saúde (SESA) e de Educação (SEMED) e foi implementado com duas turmas, simultâneas, nos auditórios da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), reforçando o compromisso da gestão municipal com a valorização profissional e o cuidado integral às crianças.
A prefeita Débora Regis esteve presente na entrega dos certificados e destacou a importância da iniciativa, considerada prioritária por sua gestão. “A gente está sempre buscando trazer novidades e melhorias para vocês, porque isso é fazer gestão. Primeiros socorros é um conhecimento essencial para a vida. É disso que estamos falando aqui hoje”, afirmou.
Dividido em etapas teórica e prática, o curso aconteceu ao longo do dia e contou com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); Companhia de Bombeiros Militar de Lauro de Freitas e a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UNIME. Essa ampla rede de apoio garantiu excelência técnica e um ambiente de troca de experiências entre os participantes.
Entre os depoimentos que atestam a importância dessa formação está o de Fernanda Bastos, de 43 anos, cuidadora escolar da Escola Municipal Vereador José Ramos, em Itinga, que reforça que a formação foi mais do que um aprendizado: foi um ato de reconhecimento. “Fiz um curso parecido há dez anos, mas muita coisa mudou. Hoje aprendi técnicas novas e me sinto mais segura, especialmente para lidar com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação mostra que o nosso trabalho importa”, contou. O cuidador Tácio Cerqueira, que atua no Colégio Municipal Gregório Pinto de Almeida, também avaliou a iniciativa. “Para dar nosso apoio total às crianças que precisam, a gente tem que saber socorrer elas e agir da maneira correta e profissionalmente”, comentou.
O curso é promovido pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e está alinhado à Lei Lucas n°13.722/18, que obriga escolas e espaços de recreação infantil a treinarem seus profissionais em primeiros socorros, preparando cuidadores para atuarem em situações de emergência como engasgos, quedas, traumas e queimaduras. Paula Lima, coordenadora do NEPS, ressaltou a importância desse treinamento. “Capacitar esses profissionais é garantir que a escola seja um ambiente mais seguro e acolhedor”, disse.
A secretária de Educação, Tamires Andrade, celebrou os avanços da iniciativa. “Hoje a SEMED conta com 400 cuidadores escolares, e já capacitamos 360. Eles acompanham cerca de 1.300 alunos com diagnóstico de TEA. Nosso objetivo é ampliar o papel do cuidador no estímulo ao desenvolvimento cognitivo. Queremos que cada cuidador seja um agente do desenvolvimento infantil, contribuindo para a formação de cidadãos plenos”.
A secretária interina de Saúde, Elba Brito, definiu o dia como um marco para o município. “Foi um grande desafio pela dimensão do público, mas conseguimos entregar um resultado com corpo e alma. É uma ação para ficar registrada na história da nossa cidade.”
A segunda edição do curso superou as expectativas, enquanto a primeira ação, realizada em 24 de maio, contou com 130 participantes, a edição deste sábado reuniu 230 cuidadores, um reflexo direto da credibilidade conquistada. Com esse passo, Lauro de Freitas reafirma seu compromisso com a educação humanizada, a valorização profissional e, acima de tudo, a proteção da vida. Vereadores do município também marcaram presença no momento da certificação.
Secom/LF