Promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), o Programa Lauro Fila Zero chegou à sua quarta edição nesta segunda-feira (8/9), no bairro de Portão. A ação acontece no Centro de Cultura Afro-Brasileira Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, na Avenida Santos Dumont, conhecida como Estrada do Coco.
A prefeita Débora Regis participou do lançamento da edição de Portão e destacou a importância do programa para a população de Lauro de Freitas. “O Fila Zero é um marco da nossa gestão e foi implantado justamente para diminuir as filas de espera por consultas e exames da regulação. Hoje a ação chega ao bairro de Portão, e o compromisso é continuar realizando um atendimento de excelência para todos os munícipes. É a saúde chegando perto do povo”, afirmou a gestora.
Iniciado em abril, no bairro de Itinga, o programa já passou também por Vida Nova e pelo Centro. Ao todo, já foram realizados mais de 90 mil procedimentos realizados. Assim como nas edições anteriores, a dinâmica de atendimento e o planejamento seguem o padrão de acolhimento e eficiência. A infraestrutura conta com duas carretas destinadas à realização de exames e consultas, além de uma estrutura complementar com oito consultórios. Entre os serviços ofertados estão exames laboratoriais, oftalmológicos, ultrassonografias, mamografias, exames de Doppler, ecocardiograma (ECO), eletrocardiograma, MAPA, Holter e consultas médicas especializadas.
A secretária interina da Saúde, Elba Brito, reforçou a continuidade e o impacto positivo do programa. “O Fila Zero é um grande sucesso. Nas três primeiras edições, mais de 18 mil pessoas foram atendidas, e tenho certeza de que em Portão não será diferente”, destacou.
Moradora do bairro, Déborah Gomes, de 37 anos, mãe das pequenas Ana Ágatha e Kaylla, relatou a importância da iniciativa. “Minhas filhas estão há três anos na regulação e nunca haviam conseguido atendimento. Com esse mutirão, conseguimos atualizar os exames, e isso representa uma grande conquista. Sou muito grata por essa iniciativa. Hoje também vou realizar meu exame, que antes teria que pagar, mas graças a Deus agora temos essa oportunidade gratuita de cuidar da nossa saúde”.
Quem também aproveitou foi Edinalva Tavares, de 58 anos, moradora de Portão. “Estou aqui no Fila Zero e está ótimo. Gostei muito do atendimento, não tem mais complicações. É maravilhoso quando acontecem iniciativas assim”.
A Prefeitura de Lauro de Freitas reforça, com o Programa Lauro Fila Zero, o compromisso da gestão da prefeita Débora em aproximar os serviços de saúde da população e reduzir a demanda reprimida por consultas e exames.