Eduardo Leite (Foto: Reprodução)
247 – O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), se manifestou favoravelmente ao adiamento das eleições municipais por conta das enchentes que atingem o estado. Para ele, a troca de gestão nas prefeituras pode “atrapalhar o processo” de reconstrução das cidades atingidas. “É um debate pertinente. O Estado estará em reconstrução, ainda em momentos incipientes, em que trocas de governos municipais podem atrapalhar esse processo. O próprio debate eleitoral pode acabar dificultando a recuperação”, falou Leite ao jornal O Globo.
O governador também falou que sequer havia definido o candidato que iria apoiar nas eleições em Porto Alegre, já que, segundo ele, isso “está abaixo de outras prioridades”. Um dos candidatos a receber o apoio de Eduardo Leite é o atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), apontado junto com o governador como um dos principais culpados pelas dimensões da tragédia.
Melo liderava todas as pesquisas de intenção de voto até as enchentes, cenário que pode mudar. O principal nome da oposição é o da deputada Maria do Rosário (PT), que busca retomar o protagonismo do PT na cidade onde governou por mais de 20 anos. A presidente do partido no Rio Grande do Sul, Juçara Dutra, informou que a legenda ainda não trabalha com a possibilidade de adiamento das eleições.