Paulo Rangel – Foto: do seu perfil no facebook
O governo do estado da Bahia oficializou a nomeação do deputado estadual Paulo Rangel (PT) ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (7).
Paulo Rangel foi eleito com 36 votos dos deputados e deputadas da base do governo na Alba, na terça-feira (05) e assume o lugar do ex-conselheiro Fernando Vita, aposentado no final do ano passado. O concorrente de Rangel à vaga foi o ex-deputado Marcelo Nilo com o apoio da oposição onde só obteve 22 votos.
Aos 63 anos, Rangel foi diretor da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), foi eleito pelo voto popular por 6 mandatos de deputado estadual, todos pelo PT.
Tramite de candidatura vaga no TCM:
É preciso ter, no mínimo, 13 assinaturas em apoio a candidatura – Paulo Rangel teve 38 assinaturas de apoio e Marcelo Nilo 18;
Participa de uma sabatina pelo colegiado e a CCJ – Comissão de Constituição e Justiça aprova ou não o pré-candidato.
Em sendo aprovado pela CCJ, o postulante passa a ser candidato e é marcada a data da votação no plenário de onde sai o eleito ou, em caso de nome único, 0s votos são para eleger ou não o candidato. Os dois últimos processos ocorreram no mesmo dia, em turnos diferentes.
Para definição do nome eleito, são necessários 32 votos favoráveis e quórum qualificado de maioria absoluta.