Ba-Vi tem sido marcado por viradas na temporada 2024 – Jean Lucas após marcar o primeiro gol do Bahia – Foto: Tiago Caldas/EC Bahia
O BaVi desta quarta-feira (20), foi válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste. Pelo primeiro encontro do ano, pelo Campeonato Baiano, o Vitória venceu por 3×2. Desta vez, o Bahia foi melhor, e com o estádio lotado, viu Alerrandro abrir o placar com um golaço, mas não se abateu e virou o jogo para 2 a 1 com gols de Jean Lucas e Kanu, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, a equipe contou com expulsão infantil de Mateus Gonçalves para segurar a vantagem e garantir classificação para o mata-mata do Nordestão.
A arbitragem mais uma vez erra no jogo
O clássico foi truncado, marcado por provocações e muitas confusões. Teve também muita reclamação da arbitragem. Do lado do Vitória a bronca foi com os cartões recebidos. Ao todo, foram quatro amarelos para o Vitória e três para o Bahia; Cartão Vermelho foi o só o de Mateus Gonçalves do Vitória. Pelos mandantes, a crítica foi sobre uma falta de Camutanga, no primeiro tempo, quando ele deu uma entrada com os birros das duas chuteiras nas nas canelas de Caio Alexande, como o zagueiro do Vitória já tinha cartão amarelo, a regra manda dá segundo amarelo seguido do vermelho. Mas o árbitro não puniu o jogador rubro negro.
O Vitória já tinha sofrido a virada e buscava igualar o marcador quando, aos 18 minutos do segundo tempo, o técnico Léo Condé mandou Mateus Gonçalves a campo no lugar de PK. Mas não deu tempo da troca surtir efeito, já que o atacante foi expulso dois minutos depois ao chutar a bola em cima de Caio Alexandre, que estava caído no gramado.
Com o triunfo, o Bahia não só garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste, como a liderança do Grupo B, e também é o líder geral, já que o Fortaleza perdeu o seu jogo. Do outro lado, o Vitória se complicou e deixou o G-4 do Grupo A e caiu para a quinta posição, com oito pontos, podendo até ficar em sétimo à depender dos resultados dos jogos desta Quinta-Feira (21).