
Na manhã desta terça-feira (30/9), a titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Tamires Andrade, representou a prefeita Débora Regis na Reunião Estratégica de Enfrentamento ao Analfabetismo, realizada na sede administrativa do Ministério Público (MP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O encontro, promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), reuniu prefeitos de cidades estratégicas e representantes do Comitê Bahia Alfabetizada, com o objetivo de discutir caminhos, perspectivas e ações conjuntas para combater o analfabetismo no estado.
Foi apresentado pelo MP um painel com as estratégias a serem utilizadas, construído com base em dados e estatísticas do estado. O órgão também se comprometeu a acompanhar de perto os índices de cada município, fortalecendo o monitoramento e a efetividade das ações propostas.
Durante a reunião, foram apresentadas iniciativas do Programa Bahia Alfabetizada, que busca fortalecer a alfabetização nos anos iniciais, garantindo inclusão social e o direito fundamental à educação. Um dos exemplos citados foi o case de sucesso do Ceará, que, com políticas públicas estruturadas, integração entre municípios e forte acompanhamento pedagógico, conseguiu alcançar avanços significativos na alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental.
A secretária Tamires Andrade destacou a importância da integração entre municípios e instituições. “Enfrentar o analfabetismo é enfrentar uma barreira histórica que limita o exercício da cidadania. Em Lauro de Freitas temos trabalhado com dedicação para ampliar o acesso, a permanência e a qualidade da educação, e esse diálogo coletivo fortalece as ações locais e regionais”, afirmou.
O analfabetismo ainda é um dos grandes desafios educacionais da Bahia, impactando diretamente o desenvolvimento social. Nesse cenário, a participação de Lauro de Freitas reafirma o compromisso do município em construir soluções conjuntas que garantam mais oportunidades, dignidade e inclusão para toda a população.








