Sob um sol radiante, um grupo de 26 idosos moradores de Lauro de Freitas, atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Caji/Caixa d’água, embarcaram em uma jornada de descoberta e alegria, nesta quarta-feira (10/9), rumo ao Projeto Tamar, na Praia do Forte.
Organizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), a viagem foi um convite para se conectar com a natureza e reviver a sensação de aventura. Os olhos de cada um dos idosos presentes nesta ação brilharam de curiosidade ao percorrerem o projeto que, desde 1982, é um santuário para as tartarugas marinhas.
Presente nesta ação, a secretária da pasta, Diana de Souza, frisou que esta não é uma simples atividade recreativa. “É uma ação de cuidado, de respeito e de cidadania. É assegurar que a nossa melhor idade continue a viver com qualidade, com acesso à cultura e à beleza que nossa região oferece. Com atividades como essa de hoje e a de ontem (9/9), no Parque Ecológico de Lauro de Freitas, a prefeitura e a SEMDESC, colocam em prática políticas públicas que acolhem, incluem e promovem o bem-estar”.
Para Juciara Bispo, de 54 anos, moradora do Quingoma, a experiência foi uma verdadeira aula. “Nunca imaginei aprender tanto sobre essas criaturas tão sábias. Ver de perto cada tartaruga foi emocionante”, compartilhou, com um sorriso. “E estar com a turma do CRAS é sempre bom. A gente ri e se sente acolhido. Só tenho a agradecer e torcer para que venham muitos outros passeios para nós”.
Já Dalva Maria da Silva, de 62 anos, moradora de Vida Nova, o dia foi puro encantamento. “Que lugar maravilhoso! As tartarugas são lindas, tudo foi perfeito. Já estamos na espera pelo próximo encontro”, disse ela, com o entusiasmo de quem guardará cada detalhe do passeio na memória.
A ação foi um momento de fortalecimento de vínculos e de encontro com a natureza em uma sintonia de cuidado e preservação.