O Ministério Público da Paraíba (MP-PB), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil pediram a suspensão da empresa de rifas e sorteio de Hytalo Santos, a “Fatura Premiações”. O influenciador é alvo de uma investigação que apura uma suposta exposição de menores de idade em conteúdos públicos na internet.
No documento, encaminhado à Loteria do Estado da Paraíba (Lotep), responsável pela concessão de licença de operação da companhia, é alegado que Hytalo Santos usa imagens dos menores para divulgar a empresa.
Os órgãos pedem que a suspensão ocorra em, no máximo, 48 horas. A empresa deve permanecer inativa até o fim das investigações contra o proprietário.
Informações do g1 revelaram que o documento cita irregularidades como uso da imagem de adolescentes em contexto de “adultização”, exposição com conotação sexual para fins lucrativos e exploração de trabalho infantil.
Desdobramentos
Com a denúncia feita pelo youtuber Felca contra Hytalo Santos, o perfil do influenciador, com mais de 12 milhões de seguidores, foi retirado do ar pela Meta. Na plataforma, Hytalo Santos costumava compartilhar vídeos de jovens em dinâmicas consideradas sexualizadas.