
Em mais uma rodada de diálogo, a Prefeitura de Lauro de Freitas se reuniu nesta sexta-feira (5/12) com representantes da Associação dos Guardas Municipais de Lauro de Freitas (ASGUALF) para dar continuidade às demandas apresentadas pela categoria. O objetivo do encontro foi alinhar os pleitos solicitados e fortalecer a parceria entre a gestão municipal e os profissionais.
Durante a reunião, foram discutidos temas como estrutura, condições de trabalho, valorização profissional e a realização de curso de formação para todos os guardas, entre outros pontos. O titular da Secretaria Municipal de Administração (SECAD), Tassio Azevedo, avaliou o encontro como positivo. “A prefeitura, por meio das secretarias, está construindo um plano de metas e projeções para 2026 da Guarda Municipal, trazendo mais segurança e modernizando o serviço para garantir à população uma sensação de segurança mais ampla, diante do cenário de violência que encontramos hoje na Bahia. Mesmo não sendo uma responsabilidade constitucional do município, a Administração Pública reafirma seu compromisso em promover a segurança local”, destacou.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCMLF), Jarbas Pires corroborou da fala do gestor da SECAD. “Estamos aqui para ajudar a administração, a guarda e a secretaria de forma geral. Acredito que este encontro abre um novo norte de negociações e parcerias, e que as coisas tendem a evoluir a partir desse diálogo”, afirmou.
O presidente da ASGUALF, Joseilton Silva, também avaliou a reunião como produtiva. “A nossa reunião foi muito positiva e estamos construindo um novo rumo. Esperamos que em 2026, a gente tenha o que foi acertado, e que as coisas andem de forma gradativa, e responsável. Além disso, a presença dos secretários, trouxe novas expectativas, e a esperança de uma guarda melhor para o município”, falou.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Glauber Moraes; da Casa Civil, Marcelo Abreu; a secretária-chefe de Gabinete, Fátima Barbosa; além de representantes da área de segurança e membros da ASGUALF.








