José Genoíno, ex-deputado federal e ex-presidente do PT, está internado desde quinta-feira (16) no hospital A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia para a remoção de um tumor na sexta-feira (17).
De acordo com o boletim médico, o procedimento foi bem-sucedido e ocorreu sem complicações, com duração de 4 horas. A cirurgia foi realizada na região do retroperitônio, área responsável pelo revestimento das vísceras na cavidade abdominal.
O comunicado do hospital, assinado pelo médico Samuel Aguiar, líder do Centro de Referência de Tumores Colorretais, informou que “após o procedimento, José Genoíno Neto foi encaminhado, hemodinamicamente estável, para a UTI, onde permaneceu por cerca de 24 horas. Na manhã de 18/01/2025, o paciente recebeu alta da UTI e retornou ao quarto, onde continuará em observação”.
José Genoíno
Genoíno presidiu o PT entre 2003 e 2005, durante o período do escândalo do mensalão. Em 2012, foi denunciado por corrupção ativa e formação de quadrilha. No entanto, foi absolvido da acusação de formação de quadrilha em 2014, embora tenha mantida a condenação por corrupção passiva. No mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu a pena de Genoíno.
Atualmente, o ex-deputado tem se mostrado crítico a algumas ações do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), incluindo o arcabouço fiscal.