A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou neste sábado (30/8) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A ação, promovida pela Superintendência de Vigilância à Saúde e coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), contou com mais de 100 profissionais envolvidos e 20 pontos fixos distribuídos pela cidade, com a meta de vacinar cerca de 2.500 animais.
A prefeita Débora Regis esteve presente em um dos pontos de vacinação, na Praça João Thiago dos Santos, conhecida popularmente como Matriz. Acompanhada da família, a gestora do Executivo aproveitou para vacinar o seu cão Hulk. “Esse é um momento de cuidado e responsabilidade. Vacinar os nossos pets é também proteger as nossas famílias e toda a comunidade”, afirmou a gestora.
Ao longo do dia, moradores participaram ativamente da campanha em diversos pontos de vacinação. Também na Praça da Matriz, Dona Vera Regina Mariete Moura levou o seu cão Brucelly, de 14 anos, e destacou a importância da ação. “Iniciativa muito boa realizada pela prefeitura. Temos que cuidar e vacinar os nossos bichinhos”. Já Meire dos Santos, tutora de seis cachorros, comemorou ter conseguido vacinar todos eles. “Graças a Deus, consegui imunizar todos hoje”.
Mário Oliveira Sodré Júnior, morador de Vilas do Atlântico, levou seu cão Kinzinho, de 5 anos, ao Parque Ecológico, e falou da relevância ressaltou da iniciativa. “Estou aqui no Parque Ecológico participando desta importante ação da prefeitura, a vacinação dos animais, que fazem parte da nossa família. Parabenizo a gestão pela campanha e reforço que todos devemos cuidar e vacinar nossos pets, que são tão queridos e essenciais para a nossa vida”.
No Parque Ecológico de Vilas, Tanielma Bittencourt levou seus três cães, Hulk, Júnior e Scooby. A iIniciativa é muito boa, é um cuidado que faz toda a diferença para nossos animais e para a gente também”. Presente na ação. A secretária interina da Saúde, Elba Brito, acompanhou a mobilização visitando pontos de vacinação e aproveitou para imunizar seus dois cães. Ela reforçou que a vacinação é um ato de carinho e prevenção. “Vacinar é proteger. É garantir a saúde dos animais e também da população”.
A raiva é uma doença viral grave que afeta o sistema nervoso central e pode levar à morte. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, protegendo os animais e evitando riscos para os seres humanos.
Em Lauro de Freitas, além do Dia D, a população conta com pontos fixos de vacinação antirrábica que funcionam durante todo o ano. Assim, caso o tutor não consiga imunizar seu cão ou gato na data da campanha, pode procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou entrar em contato pelo telefone (71) 3190-5603 para mais informações sobre os locais de vacinação disponíveis no município.