Terrorista bolsonarista George Washington (Foto: Redes sociais)
247 – George Washington de Oliveira Sousa, considerado o mentor do ataque frustrado com explosivos no Aeroporto Internacional de Brasília na véspera de Natal de 2022, começará a cumprir sua pena de 9 anos e 8 meses de prisão em regime semiaberto, destaca reportagem do jornal Correio Braziliense. A decisão permite que ele trabalhe fora do presídio durante o dia, com a intenção de retornar para sua cidade natal, Xinguará, no Pará.
Preso pela 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul) em 24 de dezembro de 2022, George foi acusado de confeccionar a bomba que foi colocada em um caminhão-tanque. Desde então, ele estava detido em regime fechado na Penitenciária do Distrito Federal (PDF I). Entretanto, ainda de acordo com a reportagem, a partir deste sábado (18), ele será transferido para o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), permitindo-lhe deixar o Complexo Penitenciário da Papuda durante o dia para trabalhar externamente.
A juíza Francisca Mesquita autorizou a mudança de regime porque George cumpriu 16% de sua pena em regime fechado. No entanto, ele não terá direito a saídas temporárias, pois desde sua prisão, não recebeu visitas de amigos ou familiares. George deve cumprir as medidas no Pará, onde toda sua família reside.
O outro envolvido no atentado, Alan Diego dos Santos, foi condenado a 5 anos e 4 meses, além de 160 dias-multa, e atualmente cumpre sua pena de 5 anos de reclusão. Wellington Macedo, outro participante, recentemente recebeu perdão da multa de R$ 9,6 mil, mas continua cumprindo 6 anos de prisão em regime fechado.