Pré-candidato à prefeitura de Feira de Santana, pela sexta vez, o deputado federal Zé Neto (PT) amplia vantagem contra o seu principal adversário, Zé Ronaldo (União Brasil), quando somados os apoio do presidente Lula (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Isso é o que aponta a pesquisa IPM/Grupo Metropole divulgada nesta quarta-feira (17).
O levantamento mostra que, se caso Zé Neto aposte na nacionalização do pleito, sendo alçado como candidato de Lula, Jerônimo e Rui, atual ministro da Casa Civil, o postulante chega a 54,6% das intenções de votos contra 35,5% de Zé Ronaldo, associado ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Empate técnico
Em uma largada acirrada, no cenário estimulado quando se apresenta os nomes dos pré-candidatos à população, a liderança muda para Zé Ronaldo (União Brasil) que aparece com 38,1% contra 36,9% somados por Zé Neto. Levando em conta a margem de erro da pesquisa, os pré-candidatos aparecem tecnicamente empatados. Outros 11,7% disseram votar no deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) e 1,2% no empresário Carlos Medeiros (Novo).
No total, 6% disseram não optar por nenhum dos quatro candidatos e 5,6% não quiseram ou não souberam responder. Brancos e nulos ficaram abaixo de um ponto percentual.
Segundo turno
A pesquisa ainda mostra que em um eventual segundo turno nenhum dos nomes possui favoritismo e a disputa eleitoral ficaria ainda mais apertada entre o ex-prefeito de Feira, Zé Ronaldo (União Brasil) e o deputado federal Zé Neto (PT).
Com a diferença de apenas 0,3 ponto percentual, a eleição ficaria com o candidato do União que pontua com 45,52% das intenções de votos. O petista, por sua vez, aparece com 44,9% entre os eleitores feirenses.
A pesquisa IPM/Grupo Metropole foi realizada com 604 eleitores entre os dias 4 e 9 de julho, no método survey, com coleta de dados através de abordagem domiciliar face a face e por meio eletrônico, através de tablets ou smartphones, sob o seguinte número de registro no TRE: BA-06315/2024.