A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), participou, a convite da Superintendência de Trânsito de Salvador (TRANSALVADOR), de uma capacitação voltada para os Agentes de Trânsito. O encontro teve início nesta quarta-feira (1º/10) e segue até a sexta-feira (10/10), na Rua Alceu Amoroso Lima, Caminho das Árvores, em Salvador.
O curso tem como objetivo, o intercâmbio entre os órgãos, a fim de atualizar os profissionais sobre as exigências e diretrizes estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), abordar temas essenciais para a rotina de atuação dos agentes, e realizar uma visita técnica ao departamento para conhecer o Núcleo de Operação Assistida (NOA).
O instrutor e agente de Trânsito, Lenildo Galdino, contou sobre sua experiência como ministrante do curso. “Como convidados, esse intercâmbio entre os agentes de Trânsito é essencial, pois estreita laços. Este curso nos atualizará sobre as normas, além de trazer novas experiências, novas resoluções, pois o código está sempre em mudanças. Assim como alinhar os tipos de abordagem, padronizando-os nas duas cidades”, disse.
Dilmar Sacramento, superintendente de Trânsito e Transporte da SEMOB, explicou que o curso de atualização dos agentes de Trânsito é uma obrigação legal. “Conforme Portaria 966/2022 da SENATRAN, e, aproveitando a oportunidade, nós estamos fazendo uma visita técnica a um órgão com know-how reconhecido internacionalmente e que é na cidade vizinha. Então, isso faz com que os agentes vivenciem na teoria e na prática as atividades e a forma como a organização exerce suas atividades. Para isso, trocamos informações e conhecimento, colaborando com uma melhor qualificação para que sejam empregados aqui na cidade de Lauro de Freitas”, disse.
O agente de Trânsito Daniel Aires falou sobre sua expectativa e como é estar com os agentes de Trânsito de Salvador. “Esse encontro é muito interessante, pois, aprendemos outros métodos de trabalho, reverberando na melhoria da qualidade do atendimento ao público, para os condutores e pedestres aqui na prefeitura e na cidade de Lauro de Freitas. Isso é fundamental para nossa profissão. E a interação com os colegas contribui para o crescimento pessoal e profissional”, concluiu.
A qualificação permanente contribui para aprimorar a fiscalização, ampliar a eficiência no ordenamento do tráfego e, sobretudo, fortalecer a segurança viária, preservando a integridade tanto dos condutores quanto dos pedestres.