
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou um encontro com representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a da Secretaria Municipal de Infratestrutura e Serviços Públicos, com objetivo de alinhar ações e discutir os impactos causados pelas obras no município, especialmente nos ecossistemas hídricos, com foco no Rio Sapato. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, (5/2), na sala de reuniões do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF).
A reunião teve como principal finalidade fortalecer a atuação integrada entre os órgãos, buscando minimizar os impactos ambientais provocados pelas obras de esgotamento sanitário da Embasa e pelas obras de drenagem da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), que justificou a ausência, bem como as ocupações nas margens do rio, evitando maiores problemas para o município.
Joane Carneiro, diretora de Políticas de Saneamento, Esgotamento Sanitário e Recursos Hídricos da SEMMA, destacou a importância do diálogo entre os órgãos. “A ideia é discutir os impactos que vêm ocorrendo nos ciclos hídricos do município, com foco no Rio Sapato, relacionado às obras do sistema de esgotamento sanitário da EMBASA e às obras de drenagem da CONDER. Temos buscado a união dessas empresas para esclarecer pontos, avaliar o que pode ser feito para minimizar os impactos causados e retomar a recuperação dessas áreas”, afirmou.
A diretora ressaltou que a SEMMA possui projetos voltados à recomposição das margens, à recuperação do curso hídrico do Rio Sapato e instalação de placas educativas, com foco na reservação do Rio Sapato, para à melhoria da qualidade ambiental da região.
Na oportunidade, foram apresentados alguns projetos ambientais que serão implantados, como cercamento da área destinada ao Parque Ecológico de Ipitanga, projeto de monitoramento ambiental, incentivando a comunidade a realizar denúncias ambientais e implantação de ecobarreiras.
O encontro reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental, o planejamento integrado e a busca por soluções que garantam desenvolvimento urbano aliado à sustentabilidade.








