
De uma forma leve e acolhedora, unindo aula teórica e prática, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), realizou o Curso de Automaquiagem para Baianas de Terreiro, na última sexta-feira (19/12), uma ação pensada para fortalecer a autoestima, o autocuidado e a geração de renda extra, aliadas a valorização da identidade cultural das mulheres de matriz africana.
No primeiro momento, as participantes conversaram sobre cuidados com a pele, uso correto dos produtos e a importância da higiene do rosto na maquiagem. Em seguida, as mulheres colocaram a mão na massa, aprendendo técnicas simples e acessíveis de automaquiagem, pensadas para o dia a dia e para momentos especiais, sempre respeitando a estética de ancestralidade e a beleza natural de cada mulher.
A condução deste curso ficou por conta de Fernanda Ramos, que é coordenadora de Autonomia da SEMPADHIR. Segunda ela, fortalecer a autoestima, autonomia e a dignidade das mulheres é fundamental dentro do município. “Utilizamos a beleza como ferramenta de inclusão social, capacitação profissional e geração de renda. Nosso trabalho vai além da estética, promovendo oportunidades, acolhimento e caminhos reais para a independência financeira, principalmente, para mulheres em situação de vulnerabilidade”.
Para encerrar esse momento, as participantes receberam seus certificados de conclusão, celebrando não apenas a finalização do curso, mas também o reconhecimento de suas trajetórias, saberes e identidades. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas com a inclusão, valorização cultural e autonomia feminina. O curso de Automaquiagem para Baianas de Terreiro amplia possibilidades de geração de renda e reconhece a beleza como expressão de identidade, resistência e dignidade das mulheres de matriz africana.








