
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promoveu na tarde desta quinta-feira (11/12), uma oficina terapêutica com temática natalina, reunindo crianças atendidas pela unidade e seus familiares, no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), localizado no Parque Jockey Clube. A atividade, que integra a programação especial de dezembro, teve como objetivo fortalecer vínculos, estimular a convivência familiar e trabalhar a expressão emocional por meio da arte.
Durante a oficina, as crianças produziram enfeites natalinos utilizando materiais recicláveis, como tampinhas de garrafa PET, embalagens de ovos, papéis diversos e colas coloridas. A proposta reforça a criatividade e também a importância da sustentabilidade, mostrando que é possível transformar simples materiais em lembranças afetivas.
A técnica em saúde mental, Talita Moore, destacou a relevância desse tipo de vivência no cuidado em saúde mental infantil. “Neste mês de dezembro, estamos desenvolvendo oficinas e atividades que resgatam o espírito natalino. Aqui no CAPSi, buscamos fortalecer os vínculos entre as crianças e suas mães por meio da construção coletiva de artesanatos. É um momento de memória, afeto e troca, que contribui para o desenvolvimento emocional e para o fortalecimento da relação familiar”, disse.
Para as famílias participantes, o encontro também trouxe momentos de acolhimento e reflexão. Genilda Fernandes, moradora de Vila Praiana, de 32 anos, mãe atípica, falou sobre a importância da atividade. “O Natal é um tempo de comunhão e reflexão, um momento em que a família se reúne para celebrar e compartilhar. Às vezes, na rotina, nós, como mães, deixamos passar momentos simples que fazem toda a diferença. Construir ali as bolinhas com meus filhos foi muito especial. Sentar, brincar, criar algo juntos, isso transforma. Estar aqui com meus dois filhos hoje foi maravilhoso”, concluiu emocionada.
Oficinas terapêuticas como essas trabalham habilidades socioemocionais, como cooperação, paciência, comunicação e empatia, estimulam coordenação motora fina e criatividade, que favorecem a organização e expressão dos sentimentos. E fortalecem o vínculo entre crianças e responsáveis, ao promover experiências compartilhadas que reforçam segurança, acolhimento e pertencimento. Além disso, são momentos que contribuem para o desenvolvimento da autonomia e para a construção de memórias afetivas importantes no processo terapêutico.
Os enfeites produzidos serão usados na decoração da unidade e um momento de integração entre as famílias e a equipe, reforçando o compromisso do CAPSi com um cuidado acolhedor, humanizado e que valoriza a participação ativa dos responsáveis no processo terapêutico das crianças.








