
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou na manhã desta terça-feira (9/12), uma oficina de qualificação para as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). O encontro aconteceu na Faculdade Unime, situada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes, reunindo profissionais que atuam diretamente no apoio às Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.
A capacitação teve como objetivo aprimorar os indicadores de desempenho e fortalecer o trabalho integrado das equipes multiprofissionais, compostas por educadores físicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. Além do papel técnico, foi reforçada a transversalidade dos atendimentos, uma característica fundamental para o cuidado integral. Muitos usuários da rede de saúde demandam apoio que vai além das questões clínicas, exigindo articulação com outras esferas da gestão pública, como apoio social, orientação jurídica, proteção de direitos ou acompanhamento psicossocial. Por isso, o trabalho é conectado com outras políticas públicas para garantir que o cuidado seja completo.
Tatiane Pires, assessora técnica da APS, que ministrou a oficina, falou do trabalho fundamental que o grupo desenvolve para ampliar a resolutividade da Atenção Primária e do suporte junto às equipes de saúde da família. “Essas equipes apoiam diretamente as equipes de Saúde da Família, garantindo acesso, apoio matricial, atividades coletivas e atendimentos em grupo para tornar a atenção primária mais resolutiva. Hoje, toda a equipe multiprofissional do município está sendo capacitada para qualificar ainda mais o uso do sistema de informação da Atenção Primária à Saúde”, destacou. Ela lembrou ainda que Lauro de Freitas conta com seis equipes multiprofissionais na modalidade complementar, podendo cada uma apoiar até nove equipes de Saúde da Família.
Entre os participantes, o nutricionista, Lucas Almeida, que atua nas Unidades de Saúde da Família Santa Bárbara e Cidade Nova, ambas na Itinga, ressaltou a importância do momento para o aprimoramento profissional e a melhoria do cuidado à população. “Hoje tive a oportunidade de me qualificar ainda mais nessa oficina, que tem como objetivo melhorar os indicadores de desempenho das equipes multiprofissionais. Foi uma experiência enriquecedora, onde aprendemos mais sobre como intervir e acolher de forma eficaz e eficiente, oferecendo mais conforto e segurança aos nossos pacientes. Tudo isso contribui para melhorar a saúde da população”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da SESA com a formação continuada e o fortalecimento das ações da Atenção Primária à Saúde, garantindo serviços cada vez mais qualificados para a população de Lauro de Freitas.








