
A manhã desta segunda-feira (8/12) foi marcada por uma ação especial de cuidado realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Lauro de Freitas. O grupo de reabilitação participou de uma atividade ao ar livre na praia de Buraquinho, trabalhando equilíbrio, alongamentos e exercícios de respiração, com o acompanhamento da equipe multidisciplinar do serviço.
A iniciativa faz parte das práticas integradas de reabilitação desenvolvidas pelo CER III, oferecendo aos usuários momentos de fortalecimento físico, estímulo à mobilidade, interação social e contato com ambientes que promovem bem-estar. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da Colônia de Pescadores Z-57 de Buraquinho, uma comunidade tradicional de pescadores da região, com mais de 70 anos de atuação, lembrando que, para muitas famílias, a Colônia de Pescadores Z-57 representa tradição, trabalho e cultura.
A fisioterapeuta do CER III, Camila Marinho, destacou a importância da atividade para a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes. “A atividade ao ar livre estimula mais qualidade de vida, lazer e integração entre os pacientes, permitindo que saiam do consultório e convivam com amigos e familiares. Trouxemos o grupo para Buraquinho para vivenciar um espaço que é deles também, democrático e de lazer. Está sendo um momento alegre, de fortalecimento dos vínculos e promoção de bem-estar” concluiu.
Entre os participantes, a moradora da Itinga, Valnice Ferreira, de 50 anos, expressou emoção ao vivenciar a experiência pela primeira vez. “Pra mim é uma bênção, né? Porque eu nunca tive oportunidade de vir. Hoje, graças a Deus, estou bem, e tendo essa experiência, graças a Deus. Agora vou passar a vir mais vezes com ela”, afirmou.
Além dos benefícios terapêuticos, o encontro reforçou vínculos, proporcionou momentos de alegria e mostrou aos participantes que os espaços da cidade também são parte do processo de inclusão e reabilitação, ambientes que precisam e devem ser ocupados por eles, como forma de fortalecer a autonomia, o pertencimento e a participação ativa na vida comunitária.
A Prefeitura de Lauro de Freitas segue fortalecendo práticas de cuidado humanizado e ampliando as atividades que promovem saúde e qualidade de vida.








