 
  
  
 
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou na manhã desta quinta-feira (30/10) mais uma ação voltada ao bem-estar da comunidade, levando os serviços da Unidade de Saúde da Família (USF) até o bairro Quingoma. A iniciativa teve como foco o cuidado integral com a população negra, reforçando o compromisso da gestão municipal com a equidade racial e o acesso humanizado aos serviços públicos.
Durante o evento, os moradores tiveram acesso a atendimentos médicos e de enfermagem, vacinação, testes rápidos, coleta de preventivo, avaliação odontológica, além de serviços de regulação e consultas com clínicos e pediatras. As mulheres também puderam realizar exames de mamografia, ampliando as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação incluiu ainda atividades recreativas para as crianças e serviços voltados ao bem-estar, fortalecendo o vínculo entre as equipes de saúde e a comunidade.
A secretária interina de Saúde, Elba Brito, destacou que o projeto tem como objetivo ampliar o acesso e fortalecer o cuidado com a população. “Aqui no Quingoma, reforçamos a atenção voltada à saúde da população negra, levando informação, prevenção e atendimento de forma acessível e humanizada. Nosso compromisso é com o cuidado integral e com o fortalecimento das políticas públicas de saúde. E, em breve, a prefeita virá trazer novidades para essa comunidade”, afirmou.
A coordenadora de Políticas de Saúde Integral da População Negra e Quilombola de Lauro de Freitas, Susane Souza, destacou o significado da iniciativa para a valorização e o cuidado com as comunidades historicamente marginalizadas. “É muito importante esse evento aqui, trazendo inovação e um olhar humano e atento para as comunidades. Essa ação contempla as diretrizes da Política de Saúde Integral da População Negra e Quilombola. Em novembro, teremos também o Fila Zero chegando nessa área, reforçando a cobertura e o atendimento em todo o município. Essa é uma ação alinhada ao que preconiza o Ministério da Saúde”, explicou.
Para Aldenir Sena, gerente da USF Caji/Vida Nova, a atividade representa um avanço na forma como as políticas públicas chegam às comunidades. “Tenho 31 anos na Secretaria de Saúde e nunca tinha visto um olhar diferenciado como esse para essa comunidade. Quero parabenizar a prefeita pelo olhar sensível. Hoje temos aqui diversos serviços: preventivo, odontologia, quatro médicos clínicos, dois pediatras, testes rápidos, regulação, mamografia e até recreação para as crianças. É um movimento lindo e necessário”, destacou.
A moradora Josidete de Jesus, de 50 anos, comemorou a oportunidade de realizar o exame perto de casa. “Hoje eu fiz mamografia e passei pelo clínico. Foi muito tranquilo. Eu já vinha tentando há um tempo e não tinha conseguido. Tinha cinco anos que eu não fazia mamografia, e agora tive essa oportunidade aqui na minha comunidade”, contou.
A ação de saúde descentralizada segue um cronograma itinerante, levando atendimentos, orientações e atividades educativas para diversos bairros e comunidades de Lauro de Freitas, garantindo acesso, inclusão e cidadania.


 
            






