Em uma iniciativa para aprimorar a gestão municipal e otimizar os processos administrativos, a Prefeitura de Lauro de Freitas promoveu, nesta terça-feira (7/10), uma reunião com secretários municipais e seus representantes. O encontro, uma parceria entre a Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Casa Civil, realizado no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), teve como objetivo central destacar a importância do controle interno para uma administração pública mais eficiente.
O controlador-geral do município, Henio Dourado, abriu os trabalhos anunciando uma significativa mudança na estrutura: a absorção da Ouvidoria pela CGM. “Nosso objetivo é ‘sair da caixa’ da análise dos processos tão somente e tratar macro funções de transparência e integridade da administração pública municipal”, declarou Dourado. Ele reforçou que a medida visa fortalecer o trabalho conjunto com a sociedade. “A ouvidoria é um canal com a sociedade, tornando o serviço mais responsivo e célere”, completou, enfatizando o papel da controladoria como instrumento de participação social.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Abreu, a iniciativa foi um sucesso. “A adesão dos secretários ao encontro foi muito boa e o resultado foi o entendimento da controladoria e sua função protetiva, com relação aos gestores”, avaliou. Abreu destacou o caráter didático e esclarecedor da reunião e afirmou que a Casa Civil, como articuladora entre as secretarias, pretende expandir essa ação para integrar as equipes e eliminar entraves da administração, fazendo o governo fluir”.
Durante o encontro, foram estabelecidas ações estratégicas e alinhadas as principais demandas operacionais rotineiras, incluindo processos de pagamento, prestação de contas e gestão da informação. A iniciativa visa promover maior agilidade e eficiência na administração pública, refletindo diretamente na governança municipal.
Em seu balanço, o controlador Henio Dourado classificou o encontro como “bem positivo”. “Os gestores das pastas compreenderam nossa missão de colaboração”, disse. “Reafirmamos nosso compromisso de parceria e orientação, inclusive com a sociedade”. Dourado finalizou redefinindo a essência do órgão: “A controladoria também é o acolhimento, cooperação e um elo entre a gestão e a sociedade”.
A ação marca um passo da administração em direção a um modelo de gestão que prioriza a transparência, a integridade e uma atuação mais integrada entre todos os setores do governo.