A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), celebra mais uma importante conquista de uma estudante da rede pública de ensino. Sthefany Costa, aluna do 9º ano da Escola Municipal Pedro Paranhos, localizada no bairro de Portão, é uma das dez finalistas do Concurso de Escrita Criativa Versos de Identidade – Ano II, atividade proposta pela Festa Literária Arte e Identidade. O evento acontece na tarde desta sexta-feira (3/10), no Espaço Juventudes, localizado no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador.
Com um poema sensível e profundo, Sthefany, de 15 anos, expressa sentimentos sobre si mesma e reflete sobre o processo de se tornar uma mulher independente e autoconfiante. Sua obra se destacou entre diversas inscrições, evidenciando o talento e o potencial dos estudantes da rede municipal.
Na ocasião, os dez estudantes finalistas subirão ao palco para apresentar seus poemas diante do público e do corpo de jurados, em um momento de celebração do talento, da potência e da criatividade juvenil.
A diretora da Escola Municipal Pedro Paranhos, Joceane Santana, destacou a importância da valorização do talento dos estudantes e do papel da escola no estímulo à criatividade e à formação integral e do orgulho que a comunidade escolar tem em poder participar do desenvolvimento das habilidades dos alunos. “Recebemos com alegria a notícia de que nossa aluna Stefany está entre as dez finalistas do concurso estadual de poesia. Ela representa o talento e a criatividade da nossa comunidade escolar. Esse reconhecimento é fruto da dedicação dos professores e da expressão autêntica dos estudantes. Ela é motivo de orgulho e inspiração para todos nós” finalizou.
A professora de Língua Portuguesa, Maria de Fátima Santiago, que leciona há mais de 15 anos na referida unidade escolar, destacou o papel da escola em incentivar a escrita e a valorização da identidade dos estudantes. “Ao longo desse tempo, eles sempre participaram e conquistaram premiações em diversos concursos de redação, o que reforça a importância de oferecer espaços para que expressem seu potencial e valorizem sua identidade. Quando surgiu a inscrição para o concurso ‘Escrita Criativa’, estávamos trabalhando em sala de aula a obra ‘Quarto de Despejo’, de Carolina Maria de Jesus. Vi, então, a oportunidade de ampliar a reflexão sobre a valorização da identidade e o combate ao preconceito social e racial”, disse.
Sthefany Costa, compartilhou a emoção de chegar à final do concurso estadual de poesia e destacou as inspirações que marcaram sua trajetória até a conquista. “Me sinto muito feliz por ser uma das finalistas deste concurso de poesia. Agradeço à professora Fátima Santiago pelas atividades, pelos textos e pelas indicações de leitura especialmente ‘Quarto de Despejo’, da autora Carolina Maria de Jesus. Foi através dessa obra que encontrei inspiração para escrever minha poesia. Dedico esse poema à minha mãe, uma mulher negra que, mesmo diante de tantos desafios da vida, sempre esteve presente fisicamente e emocionalmente mesmo sendo uma trabalhadora dedicada”, concluiu.
A iniciativa integra a 5ª edição da Festa Literária Arte e Identidade que tem como objetivo valorizar os talentos juvenis e estimular a literatura como ferramenta de identidade, autoestima e transformação social, com ênfase na valorização das infâncias e juventudes negras e indígenas.