A curiosidade e o brilho nos olhos dos alunos da Escola Municipal Pedro Paranhos, em Portão, marcaram a visita do projeto de extensão “Pequenos Cientistas”, na manhã desta segunda-feira (25/8). Idealizada pela professora de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Camaçari, Ana Paula Miranda Guimarães, a iniciativa busca aproximar a ciência das crianças de forma lúdica e interativa, utilizando o universo animal como ferramenta de aprendizado.
“Sou professora de Biologia do IFBA de Camaçari e tenho esse projeto de extensão chamado Pequenos Cientistas. A ideia é levar ciência para as crianças com foco nos animais, já que eles sempre encantam e despertam a atenção delas. Realizo várias atividades práticas, desmistifican-do mitos e apresentando os animais, inclusive cobras, para que elas se encantem e os olhos bri-lhem”, explicou a professora Ana Paula Miranda.
O projeto existe desde 2024 e ganhou força após ser aprovado em edital, permitindo visitas a escolas públicas. “Desde então, visito escolas de Camaçari e, agora, aqui em Lauro de Freitas. É um projeto aberto, com prioridade para escolas públicas, já que também sou professora de uma instituição pública. Esta é a primeira escola que visito no município, e já estou em conversa com a coordenação para voltar e atender outras turmas”, acrescentou Ana Paula.
A gestora da escola, Josiane Santana, comemorou a oportunidade de receber o projeto:
“Estamos muito felizes em receber o projeto Pequenos Cientistas, com a participação da profes-sora Ana Paula, que veio com o intuito de incentivar nossos alunos nas áreas de ecologia e meio ambiente. É um trabalho que desperta nos estudantes o cuidado com a natureza e a importância da preservação. Nos sentimos privilegiados por ser a primeira escola municipal de Lauro de Freitas a receber essa ação. Como a professora mesmo falou, ela está aberta a atender outras escolas, e nós também esperamos recebê-la mais vezes”, destacou a gestora.
A iniciativa não vai parar por aqui: o projeto será ampliado e alcançará mais escolas da rede mu-nicipal de Lauro de Freitas, garantindo que um número cada vez maior de estudantes tenha acesso a experiências científicas e ao contato com animais de forma educativa e segura.
Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer diferentes espécies e aprender curiosidades sobre cada uma delas. Para muitos, foi a primeira vez em contato com certos animais. A aluna Layane Lima, de 12 anos, estudante do 6º ano, descreveu a experiência com entusiasmo:
“Eu achei muito legal! Foi muito bom ver muitos bichinhos que algumas pessoas têm medo, mas que são importantes. Eu nunca tinha visto alguns de perto, foi a primeira vez, e eu gostei muito”, relatou a estudante.
Com ações como essa, a Prefeitura de Lauro de Freitas reforça o compromisso com a educação científica e a ampliação das experiências de aprendizagem para os alunos da rede municipal.