Imagem Lateral
GIF 1
GIF 2
GIF 3
GIF 4
GIF 1
By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
ccnnews.com.brccnnews.com.br
Aa
  • Início
  • Bahia
  • Lauro de Freitas
  • Camaçari
  • Salvador
  • Brasil
  • Política
  • Internacional
  • Diversos
  • Famosos
  • Imóveis à venda
Lendo: Comunidade debate propostas para fortalecer a Assistência Social em pré-conferências municipais
Compartilhar
Aa
ccnnews.com.brccnnews.com.br
pesquisar
  • Início
  • Bahia
  • Lauro de Freitas
  • Camaçari
  • Salvador
  • Brasil
  • Política
  • Internacional
  • Diversos
  • Famosos
  • Imóveis à venda
Lauro de Freitas

Comunidade debate propostas para fortalecer a Assistência Social em pré-conferências municipais

CCN News
Última atualização: 2025/07/24 at 2:06 PM
CCN News Publicado 24/07/2025
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Lauro de Freitas está realizando uma série de pré-conferências de Assistência Social, espaços essenciais para escuta e mobilização da comunidade. Nesta quinta-feira (24/7), o encontro ocorreu em Areia Branca, na Associação de Moradores (AMAB). Essas reuniões preparatórias são fundamentais para a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para os dias 7 e 8/8. 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e tem como objetivo promover debates e reflexões sobre a política de assistência social no município, além de formular propostas para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).  

Essas pré-conferências funcionam como um canal de participação social, onde são discutidas as demandas locais e as estratégias para aprimorar os serviços ofertados. Flávio Anastácio, superintendente de Assistência da SEMDESC, destacou a importância desses encontros. “Este é um momento crucial para mobilizar a sociedade civil, gestores e trabalhadores do SUAS, antecipando discussões e propondo novas diretrizes para uma assistência social mais justa, humana e eficiente”.  

A pedagoga Anaildes Oliveira, de 53 anos, integrante do CREAS, lembrou que políticas públicas transformadoras, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), surgiram a partir de conferências. “Esse é um exemplo de construção coletiva, onde a voz do povo se torna lei. Esses espaços existem para garantir que as necessidades reais da população sejam ouvidas e transformadas em ações concretas”, afirmou. 

Itana Peixoto, de 37 anos, coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, ressaltou a importância de descentralizar os debates. “Muitas pessoas enfrentam dificuldades de transporte e mobilidade. Realizar as pré-conferências nos bairros facilita a participação e garante que mais vozes sejam ouvidas”.  

Para Priscila Doria, de 35 anos, mãe de três crianças e assistida pelo CRAS há cerca de uma década, “esse encontro nos traz conhecimento, integração e a chance de descobrir benefícios que podem melhorar nossa qualidade de vida”. A Assistência Social, como direito constitucional, deve garantir atendimento universal, igualitário e equânime, especialmente para os mais vulneráveis.  

As próximas pré-conferências acontecerão em Portão (25/7); Vila Praiana (28/7); Itinga (29/7), no CRAS Itinga 2; e Caji (30/07). Durante a Conferência Municipal, que terá como tema: “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, todas as propostas coletadas serão debatidas, consolidando prioridades e definindo diretrizes que orientarão as políticas públicas de assistência social nos próximos anos.

  

    

  

Secom/LF

CCN News 24/07/2025 24/07/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter E-mail Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também!

Lauro de Freitas

📢 REUNIÃO COM A LIDERANÇA – JONATAS PASSOS

30/09/2026
Lauro de Freitas

Projeto estimula fluência leitora de forma criativa e participativa em Lauro de Freitas

30/09/2026
Lauro de Freitas

Guardas Municipais de Lauro de Freitas recebem capacitação para uso de rádios LTE de última geração

29/09/2026
Lauro de Freitas

Praça do Lindu tem 40% das obras de requalificação concluídas

29/09/2026
© CCNNews. All Rights Reserved.
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?