A Prefeitura de Lauro de Freitas está unindo esforços para resolver o problema do descarte irregular de lixo nas proximidades do Aeroporto Internacional de Salvador, Luís Eduardo Magalhães. Nesta segunda-feira (30/6), secretários municipais reuniram-se com representantes do aeroporto para alinhar estratégias.
A ação, que também visa garantir a segurança aérea do maior aeroporto do estado, tem como foco a região da Rua Amarílio Thiago dos Santos, em Ipitanga, área próxima à cabeceira da pista, onde o acúmulo de resíduos representa riscos ambientais e operacionais.
Outro avanço discutido, com o intuito de beneficiar a população de Lauro de Freitas, foi a possibilidade de reaproveitar o material fresado asfáltico, descartado pelo aeroporto, para ações de tapa-buraco em vias públicas. “Queremos reciclar esse material que seria descartado, promovendo sustentabilidade e melhorando a nossa infraestrutura”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim, em visita à pista.
Ana Luiza Carvalho, assistente de Regulação e representante de Relações Institucionais, discutiu com a gestora os requisitos necessários para garantir o recebimento do fresado e se colocou à disposição para auxiliar o município. Este encontro é um desdobramento de um diálogo iniciado em junho, entre gestores públicos e a equipe jurídica do Salvador Bahia Airport para tratar da segurança do aeroporto, reduzindo o risco de acidentes envolvendo aves.
A prefeitura já iniciou a retirada de entulho e a urbanização da área de Ipitanga, com o objetivo de transformar o local em um espaço organizado e seguro. A ação não só resolve um problema ambiental, mas também melhora a qualidade de vida dos moradores, eliminando mau cheiro, contaminação do solo e riscos à segurança. “Essa ação é fundamental para a segurança aérea e para o meio ambiente. Estamos trabalhando em conjunto para eliminar um problema de descarte irregular que existe há anos na cidade”, explicou Havany Fontana, analista do setor de Segurança Operacional.
A parceria entre o poder público e o aeroporto demonstra um compromisso conjunto em resolver uma questão histórica, beneficiando a segurança dos usuários da aviação e a população de Lauro de Freitas. Com a continuidade dos trabalhos, a expectativa é que a região seja completamente revitalizada, devolvendo funcionalidade e dignidade ao local. O secretário de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Glauber Moraes, também participou do encontro.
Secom/LF