Imagem Lateral
GIF 1
GIF 2
GIF 3
GIF 4
GIF 1
By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
ccnnews.com.brccnnews.com.br
Aa
  • Início
  • Bahia
  • Lauro de Freitas
  • Camaçari
  • Salvador
  • Brasil
  • Política
  • Internacional
  • Diversos
  • Famosos
  • Imóveis à venda
Lendo: Cinco torcedores são condenados por racismo e crime de ódio contra Vini Jr. na Espanha
Compartilhar
Aa
ccnnews.com.brccnnews.com.br
pesquisar
  • Início
  • Bahia
  • Lauro de Freitas
  • Camaçari
  • Salvador
  • Brasil
  • Política
  • Internacional
  • Diversos
  • Famosos
  • Imóveis à venda
Internacional

Cinco torcedores são condenados por racismo e crime de ódio contra Vini Jr. na Espanha

Márcio Brito
Última atualização: 2025/05/21 at 11:22 AM
Márcio Brito Publicado 21/05/2025
Compartilhar
Compartilhar
Foto: Reprodução/Real Madrid CF

Cinco pessoas foram sentenciadas a prisão por proferirem insultos racistas contra o atacante do Real Madrid, Vinicius Júnior, durante uma partida em dezembro de 2022. A condenação por crime de ódio praticado em um estádio de futebol representa uma decisão histórica na Espanha, e foi divulgada pela LaLiga, principal competição esportiva do país, nesta quarta-feira (21).

Segundo matéria da Folha de São Paulo, na ocasião, o atleta brasileiro foi alvo de ofensas durante a vitória do Real por 2 a 0, fora de casa, contra o Real Valladolid, no estádio José Zorrilla. Os ataques ocorrem enquanto Vini caminhava diante dos torcedores após ser substituído. O Tribunal Provincial de Valladolid impôs aos cinco infratores um ano de prisão e multas que variam de 1.080 euros (cerca de R$ 7.000) a 1.620 euros (R$ 10.300).

As penas de prisão foram suspensas sob a condição de que nenhuma outra infração seja cometida nos próximos três anos. Os torcedores também foram proibidos de assistir a qualquer partida em estádios durante o período.

“Graças aos esforços da LaLiga, que apresentou a denúncia e inicialmente atuou como única acusação privada –posteriormente acompanhada pelo jogador Vinicius e pelo Real Madrid, bem como pelo Ministério Público–, esta decisão exemplar foi alcançada”, disse a LaLiga em comunicado.

“Esta decisão judicial representa um marco sem precedentes na luta contra o racismo no esporte na Espanha, onde, até agora, as decisões haviam abordado condutas contra a integridade moral com um fator agravante racial”. “O fato de que esta decisão se refere explicitamente a crimes de ódio associados a insultos racistas reforça a mensagem de que a intolerância não tem lugar no futebol”, complementa a entidade.

Na Espanha, sentenças de prisão de menos de dois anos por crimes considerados não violentos raramente exigem que que um réu sem condenações anteriores cumpra pena de prisão.

Esta, porém, não é a primeira vez que torcedores são presos no país após proferirem ofensas contra o jogador brasileiro. Em junho do ano passado, três torcedores do Valência foram condenados a oito meses de prisão por insultar Vinicius com “gritos, gestos e cânticos referentes à cor de sua pele”.

Já em setembro do mesmo ano, um torcedor que insultou racialmente Vinicius e o jogador do Villarreal, Samuel Chukwueze, em dois jogos em Mallorca em 2023, foi considerado culpado e recebeu uma pena de prisão suspensa.

O agressor teve uma sentença de 12 meses suspensa após pedir desculpas em uma carta a Vinicius e passar por treinamento antidiscriminação, mas também foi banido dos estádios por três anos.

TAGGED : Esporte, Racismo
Márcio Brito 21/05/2025 21/05/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter E-mail Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também!

Internacional

Brasil e EUA: entenda as relações após alerta sobre eleições

20/09/2026
Internacional

FMI: IA pode impulsionar crescimento, mas aumentar tensões econômicas

19/09/2026
Internacional

China busca conexão e cooperação entre povos por meio dos grandes rios

19/09/2026
Internacional

Sociedade pode se inscrever para integrar delegação do Brasil na COP31

17/09/2026
© CCNNews. All Rights Reserved.
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?