A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu na manhã desta quarta-feira (7), no teatro do Colégio de Tempo Integral de Portão, a primeira edição do curso de formação sobre Fluxo Educacional Inclusivo da Rede Municipal de Ensino. O curso com duração de 4 horas, visa promover qualidade educacional aos estudantes frente ao entendimento do papel de cada profissional da educação em torno da inclusão, além do profissional de apoio escolar.
Participaram da formação mais de 130 educadores, entre gestores, assistentes sociais, psicólogos, apoio escolar e professores de Atendimento Educacional Especializado. Miliane Vieira, Diretora do Departamento para Pessoas com Deficiência da SEMED, falou sobre a importância dessa formação. “O objetivo é fazer com que os profissionais entendam o fluxo correto do trabalho de inclusão na escola”, ressaltou.
Umas das gestoras presentes, Maria Cristiane Nascimento falou sobre a necessidade de uma formação continuada. “Falar Inclusão é muito necessário porque hoje temos, cada dia mais, um público grande de alunos com deficiência nas escolas do município. Então, a gente precisa ter essa formação continuada para melhorar a nossa parte profissional, aprendendo a lidar com nossos alunos e familiares, dando todo suporte e tentando diminuir as barreiras, para que esses alunos efetivamente tenham qualidade na aprendizagem e no ensino.”
O evento contou ainda com com a participação da coordenadora de Educação Básica da SEMED, Nadjena Miranda; Vaneska Figueiredo, diretora do Departamento de Recursos Humanos – SEMED; e a advogada Camila Mota, membro da Comissão da Pessoa com Deficiência- OAB Bahia.