Xi Jinping na cúpula da SCO em Astana (Foto: XinhuaX)
247, com informações da Xinhua – A Terceira Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China foi concluída em Pequim, destacando os esforços contínuos do país na reforma e modernização. Sob a liderança do Secretário-Geral Xi Jinping, o comitê aprovou uma resolução para aprofundar as reformas de maneira abrangente para avançar na modernização chinesa. Conheça os eixos principais de reforma:
Desenvolvimento Econômico: O comitê enfatizou a construção de uma economia de mercado socialista de alto padrão, buscando eficiência na alocação de recursos e equidade no mercado.
Democracia e Governança: A reforma política visa aprimorar a democracia socialista, com ênfase na participação do povo em todo o processo político e na modernização da capacidade governamental da China.
Inovação e Tecnologia: A modernização da defesa e das forças armadas também será uma área chave, utilizando a reforma para fortalecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
Desenvolvimento Sustentável: As reformas ambientais buscarão harmonizar o desenvolvimento econômico com a conservação ecológica, promovendo o desenvolvimento verde e baixo em carbono.
Objetivos futuros
Até 2035, a China planeja ter modernizado seu sistema e capacidade de governança, com reformas que incluem a economia, a democracia, a cultura, e o bem-estar social, visando estabelecer uma base sólida para transformar a China em um país socialista moderno em todos os aspectos até meados do século.
O comitê reafirmou a importância da segurança nacional no processo de modernização e destacou a política externa de desenvolvimento pacífico, mantendo um compromisso com a política de abrir o país para o exterior e reformar o sistema de governança global.
A sessão concluiu com um apelo para que todo o partido, o exército e o povo de todas as etnias se unam em torno das diretrizes do comitê, com foco na reforma e na abertura para realizar o rejuvenescimento nacional por meio da modernização chinesa.