A prefeita Moema Gramacho visitou na manhã desta quarta-feira (17) cinco grandes obras, que serão entregues em breve à população de Lauro de Freitas, com destaque para a de macrodrenagem e requalificação total da Avenida Beira Rio. A comitiva contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira; do superintendente de Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); do secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Manoel Carlos; além de técnicos dos órgãos.
As obras já executadas são a de macrodrenagem na Avenida Beira Rio; as do Parque das Águas, no Quingoma; e as de esgotamento no Jardim dos Pássaros, em Itinga. Na localidade da Lagoa dos Patos, as obras de esgotamento e macrodrenagem ainda estão em fase de conclusão. Já entregue, a prefeita também visitou o Parque Alameda dos Ingazeiros, no Centro.
Durante a visita, a Moema Gramacho avaliou a importância das obras que estão sendo executadas em Lauro de Freitas e que já mudaram a vida de milhares de pessoas. “Essa obra aqui na Beira Rio já mudou a vida de muita gente. Não há mais alagamentos como tínhamos antes. Tanto pedestres quanto motoristas conseguem transitar aqui sem ter a preocupação de que estará alagado. É uma obra importantíssima e que com certeza deixou muitos moradores aliviados. E não só essa, como todas as outras também são importantes”, avaliou.
Com as obras concluídas, o próximo passo é realizar as entregas aos moradores das localidades. “Agora é alinhar com o governador Jerônimo Rodrigues, ver um espaço na agenda para que ele possa vir fazer as entregas das obras concluídas”, completou a prefeita.
A titular da Sedur, Jusmari Oliveira, reforçou a fala de Moema e elogiou a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. “Eu passava por aqui e me incomodava ver essa área alagada. Conseguimos construir projetos com o esforço e apoio da Prefeitura e vamos seguir juntos para melhorar ainda mais a vida dos moradores de Lauro de Freitas”, disse a secretária de Estado.
Aos 79 anos, Seu Nivaldo, nascido e criado às margens do Rio Ipitanga, elogiou a iniciativa da gestão em requalificar e melhorar o local. Ele fez um panorama do antes e depois. “Eu tomava banho aqui. A água, na época, era limpa e cristalina. Eu morava na rua de trás e quando chovia, só era abrir o portão do fundo que a água invadia. Hoje não. Essa obra veio para ajudar muita gente. Aqui não alaga mais. Não temos mais essa preocupação. Após a obra, houve uma evolução muito grande. Até a região ficou mais valorizada”, avaliou o morador.
Texto – Neison Cerqueira
Foto – Lucas Lins
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br