Foto: engolir-semen-scaled Foto via Isto é
Cuspir ou engolir o sêmen sempre foi uma questão polêmica quando se fala em sexo. Nas últimas semanas, a atriz Deborah Secco viralizou ao dizer que nunca cuspiu sêmen na vida, sempre engoliu. E a internet foi à loucura.
A repercussão levantou questões como: abacaxi muda mesmo o sabor? Sêmen tem proteínas? Ou ele tem calorias que podem engordar alguém? Neste Dia dos Namorados, o g1 consultou especialistas para explicar o que é mito e o que é verdade sobre o sêmen.
🚨 ATENÇÃO: Qualquer ação no sexo precisa ser consentida e qualquer atitude contra à vontade é crime.
Sêmen tem 20 calorias, segundo especialistas — Foto: Deon Black/Pexels
Do que o sêmen é feito?
O sêmen só é produzido por pessoas com pênis. O líquido reúne as secreções produzidas na próstata, fluídos para proteger e alimentar o espermatozoide, que é o líquido seminal, e o próprio espermatozoide. Em uma pessoa saudável, o líquido precisa ser branco.
🍆 Em meio a esses líquidos há: potássio, zinco, frutose e proteínas.
A textura natural do sêmen é gelatinosa. No entanto, instantes depois da ejaculação, o PSA, que é produzido na próstata age: ele é quem faz com que o esperma fique líquido, neutralizando o PH da vagina para que o espermatozoide possa “nadar” para o útero.
Líquido do sêmen pode transmitir doenças sexualmente transmissíveis mesmo no sexo oral — Foto: Deon Black/Pexel
Tem calorias?
O médico urologista e membro da sociedade brasileira de Urologia, Ricardo Zordan, explica que sim, o sêmen tem calorias. Isso porque há frutose no líquido, que é um tipo de açúcar. No entanto, a quantidade de uma ejaculação tem cerca de 20 calorias – muito menos do que qualquer coisa que você possa comer no jantar de Dia dos Namorados.
“É uma quantidade pequena, menor do que o que há em uma colher de açúcar, por exemplo. É impossível que essas calorias façam uma pessoa engordar”, explica o médico.
A médica e influenciadora Maju Ferreira, que fala sobre sexualidade e contracepção, também reforça que as calorias não devem ser uma preocupação na hora de decidir se cospe ou engole.
E o sêmen é proteico?
Há quem diga que engole porque o sêmen seria rico em proteína e que é bom para quem quer ganhar músculos. Mas isso não é verdade.
🍆 É fato que o sêmen tem proteína, mas a quantidade é muito pequena. Segundo os especialistas, o volume passa longe da meta diária e um ovo consegue entregar mais proteína que o líquido.
Sêmen não é prejudicial à saúde — Foto: Pavel Danilyuk/Pexel
Ele é perigoso para a saúde?
De forma geral, ele não representa nenhum risco à saúde. Não há nada na composição do líquido que possa intoxicar ou adoecer uma pessoa, tanto quanto contribuir para alguma melhora na saúde.
🚨 No entanto, é preciso estar atento às doenças sexualmente transmissíveis. Os médicos alertam que é possível contrair DST a partir da ejaculação não só no sexo com penetração, mas também oral.
“A decisão precisa ser tomada depois de uma conversa sobre doenças e ter muita confiança no parceiro. O sêmen é um fluído que carrega várias doenças se a pessoa estiver infectada e é possível contrair gonorreia nas amígdalas, HPV na laringe, no pulmão e até o HIV”, explica o médico membro da sociedade brasileira de Urologia, Ricardo Zordan.
Abacaxi pode mudar o sabor?
Há quem escolha não engolir pelo sabor, que pode não ser muito palatável. Segundo os especialistas, não há base científica que diga que um alimento específico possa alterar o sabor.
➡️ No entanto, o sêmen tem frutose, que é um tipo de açúcar, e comer frutas pode acabar alterando o gosto.
É possível engravidar engolindo sêmen?
A ejaculação tem espermatozoide, que é o que leva a gravidez. No entanto, é preciso que isso seja feito pelo canal correto, que é o vaginal. Ou seja, é impossível engravidar com o sexo oral.
➡️ O espermatozoide entrando pela boca, vai seguir o fluxo de qualquer alimento, caindo no estômago e recebendo ácido gástrico, que vai destruí-lo.
“Não existe conexão entre o estômago e intestino e o útero. Então, não existe nenhuma forma de, ao engolir, o espermatozoide conseguir chegar no lugar certo. Isso não precisa ser uma preocupação”, explica a médica.
E então, cuspir ou engolir?
Não há contraindicação médica para engolir. A decisão depende de saber se o parceiro não tem nenhuma doença que possa ser transmitida e, depois, de vontade própria.
O que vale mesmo no sexo oral, e em qualquer tipo de relação, é o consentimento.
Fonte: g1